ANTÓNIO CHAMPALIMAUD

Fundador

Desde sempre viu a sua vida ligada ao desporto. Atleta federado, competiu em várias modalidades, chegando a fazer do ténis uma profissão, tirando o curso de nível 1 da Federação Portuguesa de Ténis, de forma a poder dar aulas, ao mesmo tempo que completava a licenciatura em Gestão de Empresas. Nos dias de hoje, apesar da agenda profissional preenchida, mantém uma rotina desportiva diária, tendo incutido desde cedo o gosto pelo desporto nos seus três filhos. A sua experiência enquanto atleta e gestor, ajuda a explicar as origens e o porquê da aposta no lançamento de um projecto como a Academia dos Champs.

FRANCISCO ALVIM

Direcção Operações

O seu percurso profissional ofereceu-lhe experiências diversas nos sectores do turismo e indústria agroalimentar, depois de ter visto o desporto consolidar-lhe os pilares fundamentais da sua formação – tanto a nível pessoal como profissional –, acumulando experiência em matérias de gestão na área do desporto. Também ele com formação de nível 1 de treinador pela Federação Portuguesa de Ténis, concluiu a licenciatura em gestão de empresas turísticas e hoteleiras, reforçada mais tarde com a pós-graduação em Gestão de Empresas. Pai de três de filhas, também elas partilham a sua enorme paixão pelo desporto. Na Academia dos Champs, entrou para o projecto com vista a reforçar o presente para alicerçar o futuro, tendo o condão de “conhecer todos” os alunos pelo nome próprio.

INÊS ABREU

Direcção Fundraising

Licenciada em Direito, com mestrado em Direito do Desporto, foi atleta de alta competição na modalidade de jet-ski, conquistando inclusivamente resultados de destaque no panorama europeu. Para além dos motores (e mais recentemente a maternidade), também o ténis se cruzou na sua vida de atleta, mas foram os valores e princípios do desporto, como a resiliência, disciplina e responsabilidade, que marcaram a sua evolução enquanto pessoa – fazendo por aplicar esses pilares em tudo o que se envolve. Em termos profissionais, o passado recente levou-a ao universo da organização de eventos desportivos, primeiro no ténis (Open da Austrália e Estoril Open) e depois na vela (Volvo Ocean Race), conciliando sempre um papel activo em diversos projectos sociais.

JORGE DIAS

Direcção Técnica/Formação

Jogou ténis pela primeira vez com 7 anos, e desde então “nunca” mais largou a modalidade, fosse em Portugal – onde chegou a integrar as selecções de sub-16 e sub-18, para mais tarde ser treinador em Lisboa, Cascais, Algarve, Santarém, Torres Novas e Marinha Grande. Pelo meio, arranjou tempo para ser um dos mais bem sucedidos “emigrantes” do ténis português, tornando-se num dos mais conceituados árbitros internacionais de ténis – desbravando caminho para que outros, como Carlos Sanches, Carlos Ramos e Mariana Alves, igualmente bem sucedidos, lhe seguissem os passos. Finais de Grand Slam, Taça Davis, Fed Cup, Jogos Olímpicos, ATP Tour e WTA Tour, fazem parte de um extenso currículo que, a partir de Setembro de 2019, passou também a incluir a Academia dos Champs. No projecto, assume a coordenação da área técnica e formação, sendo um precioso activo para servir de exemplo aos nossos campeões.

PEDRO CARVALHO

Direcção Geral

Licenciado em Comunicação Social, o desporto sempre teve presença constante na sua vida. Primeiro com o basquetebol no desporto escolar, mais tarde a solo, enquanto praticante “intensivo” de ténis. Desse universo foi recolhendo valores importantes de trabalho em equipa, companheirismo, respeito pelo próximo e disciplina, os quais procura aplicar no dia-a-dia pessoal e profissional. Num passado não muito distante, viveu mergulhado na organização de eventos desportivos (do ténis ao golfe, passando pelo ciclismo e vela). Actualmente – para além de pai de duas filhas, nas quais procura incutir o gosto pelo desporto, música, e claro os estudos –, distribui o seu tempo entre colaborações regulares ligadas ao universo das raquetes de ténis (Sport TV e Federação Portuguesa de Ténis) e aquela que considera ser “a grande aventura da sua vida” – a Academia dos Champs.

RICARDO LOURO

Voluntário

Licenciado em Gestão de Empresas, a cada dificuldade enfrentada, vislumbra sempre uma oportunidade para aplicar o conhecimento adquirido ao longo dos anos. E é por via do desporto (corrida e natação) que encontra um forte aliado para vencer os desafios pessoais e profissionais – fazendo por passar esse exemplo aos dois filhos. Por isso, é muito frequente vê-lo aplicar princípios tão importantes no desporto, como a perseverança, a humildade, a solidariedade, nas mais variadas facetas do seu dia-a-dia. Na Academia dos Champs, o seu trabalho é também de uma especificidade técnica ímpar, neste caso com o cumprimento de todas as obrigações legais (e não só) inerentes à actividade que prestamos no terceiro sector.